ENFERMAGEM HU/UFGD

JUNTOS POR UMA UNIVERSIDADE MELHOR E UMA ENFERMAGEM MAIS UNIDA.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dúvidas sobre a EBSERH

Acredito que assim como eu, todos os servidores efetivos ou contratados dos HU's devem estar cheios de dúvidas quanto ao nosso futuro e dos hospitais com a criação da Ebserh, nada ainda de concreto foi esclarecido, poucas informações são encontradas, abaixo encontra-se uma matéria da UNB com a opinião de colegas sobre a EBSERH.


Mesmo com dúvidas, trabalhadores acreditam que empresa trará benefícios
Flávio Castro
Da Assessoria de Comunicação do HUB

Há muitas dúvidas entre os trabalhadores do Hospital Universitários sobre o funcionamento do HUB, caso a administração hosptial passe a ser feita pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Projeto de Lei sobre o assunto foi aprovado por maioria no Senado e pode ser sancionado até o próximo dia 15 de dezembro.

De acordo com os trabalhadores há muita expectativa de que a EBSERH melhore as condições de trabalho. Mas, ao mesmo tempo, persistem dúvidas sobre o modelo de gestão e como será o aproveitamento dos que trabalham no HUB, independentemente do vínculo profissional.

Muitos trabalhadores se negaram a dar entrevista por não saberem o que dizer ou por terem receio de opinar sobre o assunto. Mas, a maioria acabou dizendo o que pensa sobre a aprovação do projeto de lei que cria a EBSERH e de suas dúvidas sobre o processo de administração nesta nova etapa do HUB.

Luciano Barroso (Contratado). 6 anos de HUB
Foi bom terem aprovado a EBSERH, mas poderia ter sido melhor porque eles vão dar apenas cinco anos de emprego fixo para nós. A empresa pode trazer garantia de algo melhor no futuro. Tenho medo de me acomodar por cinco anos e não conseguir nada depois. Mas, o emprego pode nos proporcionar o custeio da faculdade, estudar. A situação vai melhorar, mas pelo tempo que estamos trabalhando aqui deveríamos ter uma carteira assinada, sem ter o medo de, após cinco anos, ir embora.

Janaina da Silva Ferreira (Contratada). 1 ano e 3 meses de HUB
Tenho a expectativa que o nosso salário melhore o mais rápido possível porque ganhamos muito pouco e é muito ruim o contrato com essas empresas terceirizadas. Elas atrasam o pagamento e muitas vezes não cumprem os acordos trabalhistas. Receio sobre como vai ser o processo de seleção. Todos nós que trabalhamos no hospital vamos ser contratados? Quais os critérios de seleção? Tenho medo de ser dispensada e a minha vaga preenchida por pessoas indicadas pelas chefias imediatas e pela própria direção.

Leidiane Carvalho Rodrigues dos Reis (Contratrada). 5 anos de HUB
Acredito que vai melhorar muito o atendimento tanto no que diz respeito aos pacientes, quanto para nós que já estamos há mais de cinco anos de forma irregular. Acho que vai melhorar porque o HUB seguirá o modelo do Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Tudo que vem através de uma empresa é bem supervisionado, o atendimento melhora, mas quando é através do governo as coisas ficam meio abandonadas. Minha preocupação, e a de muitas pessoas que têm me procurado para saber sobre este assunto, é com a estabilidade das pessoas do contrato que já se encontram trabalhando. Sabemos que vai haver uma seleção por meio de currículo, mas também sabemos que pode haver favorecimento, retirar quem já está aqui para colocar quem eles conhecem.

Geová Batista (Servidor Efetivo). 5 anos de HUB e 37 de UnB
A expectativa é que muitas coisas vão melhorar no que diz respeito as condições de trabalho e ao salário. Todos vão sair ganhando. Desculpe-me a franqueza, pior do que está não fica.

Amélia Pereira dos Santos (Contratada). 8 anos de HUB
Tenho a expectativa de que a empresa regularize a situação de trabalho das pessoas que estão no hospital há muito tempo de forma precária, sem as condições mínimas de trabalho. Espero que a chegada da empresa seja uma coisa boa, mas ouço por aí, dizendo que vai ser muito ruim, principalmente para o pessoal do quadro. Acompanho as discussões sobre a criação da EBSERH, mas não tenho certeza sobre o que vai acontecer porque as informações são vagas. Tenho dúvida se as pessoas que estão no HUB vão continuar trabalhando, quais os critérios para selecionar o pessoal que estará vinculado à empresa e que mudanças ocorrerão a partir da presença da EBSERH no hospital.

Gláucia Boff (Servidora efetiva). 8 anos de HUB
A empresa deve beneficiar principalmente quem tem vínculo de contrato, porque pode regularizar a situação deles. Acreditamos que ela chega para colaborar, reorganizando todo o funcionamento do hospital. Mas tenho uma grande dúvida sobre como nós, do quadro efetivo, nos encaixaremos nesta nova estrutura, porque o que se cogita é que seremos retirados do HUB, pois não comportaria dois regimes dentro de uma mesma instituição. Porém, não sabemos o que é esta empresa, se pública ou privada. Todas as pessoas com as quais falei disseram que os servidores do quadro possivelmente não continuariam no HUB.

Jaina Batista de Jesus (Contratada). 1 ano e 6 meses de HUB
Foi ótimo. A empresa vai dar mais segurança ao pessoal do contrato. Seremos servidores de uma empresa, sem a dúvida de amanhã estar ou não empregado. Gostaria de saber quais serão as obrigações da empresa com o pessoal do contrato e se vamos ser aproveitados.

Maria Mariene Castro (Contratada). 14 anos de HUB
Vai ser muito melhor para todos. Vamos ter mais conforto, uma vida melhor, vamos trabalhar melhor.

Sandra da Silva Sá (Contratada). 14 anos de HUB
Espero que seja uma coisa boa. Ouvi dizer que não será bom porque é por tempo determinado. Mas há quem diga que vai ser bom por trazer uma segurança por algum tempo para o pessoal do contrato .

Glaudistonia Costa (Servidora efetiva). 9 anos de HUB
Espero que melhore a parte funcional, do ponto de vista quantitativo e qualitativo. Tenho dúvidas se vai ser para melhorar mesmo ou para burlar a lei e fazer com que a gente perca alguma vantagem como servidor público. Se tivermos que optar, talvez percamos as vantagens que dispomos hoje.

Tereza Garcia (Servidora efetiva). 29 anos de HUBNão tenho uma posição sobre este assunto, mas acho que é difícil responder a essa pergunta quando temos que transformar um servidor estatutário em celetista.

Valdívia Manzan (Servidora efetiva). 28 anos de HUB
Não acho ideal a criação da empresa. É como se ficássemos privatizados igual ao Sara (hospital Sarah Kubitschek). Para os servidores não será benéfico. Quando o Sarah foi privatizado, a maioria dos servidores foi distribuído. Muitos trabalhadores chegaram a adoecer por terem que sair do Sarah. Eu que assisti isso não achei bom. O que será feito com os que estão aqui? Ficamos sempre com um pé atrás sobre como será o procedimento com relação ao pessoal do quadro e o do contrato. A empresa vai absorvê-los? Tem pessoas com mais de 15 anos aqui.

Djalma José Resende (Contratado). 20 anos de HUB
Acho interessante. Vai melhorar bastante e as pessoas terão mais segurança. Mas vai ser muito difícil aproveitar muita gente do hospital porque aqui tem muita gente que não trabalha direito.

Maria Zélia Cardoso Pimentel (Contratada). 14 anos de HUBA expectativa é positiva porque a pessoa terá uma segurança, uma carteira assinada, férias. Isso para quem ficar, porque acredito que não seja mantido todo mundo. Já pensou o que é trabalhar o ano inteiro, tirar férias e não ter direito a nada? Agora me preocupa o destino das pessoas que trabalham há muito tempo no hospital e que costumam ser as primeiras demitidas em uma empresa. Como esse pessoal vai sair daqui? Ano passado, após a entrada da firma que administra os terceirizados do HUB, muita gente foi dispensada, pessoas com mais de 20 anos de hospital. Hoje, a maioria das pessoas, já de certa idade, está com medo de ser dispensada, de não ser aproveitada pela empresa, por causa da sua faixa etária.

2 comentários:

  1. Em São luis-Ma a realidade dos contratados do HU e HMI é triste, o reitor N.Salgado é o segundo Sarney do MA. Explora seus servidores pois a FJM é propriedade dele paga salario minimo para téc.enfermagem e explora o horario de trabalho. Glaudiano Santos.

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe sobre valores de salário para técnico de enfermagem?

    ResponderExcluir