ENFERMAGEM HU/UFGD

JUNTOS POR UMA UNIVERSIDADE MELHOR E UMA ENFERMAGEM MAIS UNIDA.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Reunião com Prof. Wedson 07/01/2011

Na manhã do dia 07/01 foi realizado uma reunião no auditório do Hospital com o Diretor Geral do HU e vice-reitor da UFGD, Prof. Wedson Desidério, com a participação servidores de todos os setores do hospital. Segue o resumu do que foi dito na reunião.

Primeiramente o Prof. Wedson iniciou a fala agradecendo todos que ajudaram na transição e na instalação do serviço de ginecologia e obstetricia no HU, disse que vivemos e viveremos muitos anos ainda em processos de mudanças pois ainda somos um hospital novo, que tem muito que ser implantado. Falou também da emenda constitucional que cria a empresa para administrar os hospitais universitários (Fundações Estatais de direiro privado) que ajudará muito nas questões administrativas devido as burocracias existentes hoje no serviço publico. (Opinião: Ainda não sabemos se isso será bom ou ruim para o servidor público, vamos aguardar para ver.)

Sobre as Aph's para 2011 disse que ainda não saiu o quantitativo oficial, que deve estar saindo pela próxima semana, mas que ja adianta que não é o que foi pedido, foi liberado um quantitativo menor, maior que ja temos, porém menor que foi solicitado (foi solicitado em torno de 1500). E que a nova distribuição será por prioridades, irá priorizar os setores mais críticos do hospital. (Nota. Vamos aguardar o quantitativo oficial, para depois discutirmos escalas, quem se interessar é só ficar esperto no diário oficial da união, que é lá que será publicado o quantitativo).

Sobre as escalas de 30 hrs e36 hrs disse que é impossível, pois é contra a lei, e contra as recomendações do ministério, falou que os hospitais que fazem 30 hrs hoje serão multadas e terão que voltar a fazer 40 hrs. (Opinião: Será?? Eu duvido!). Disse também que a diminuição da carga horária é uma briga do sindicato, e que ele acha que é questão de tempo para ser aprovado.

Em seguida falou do seu caráter, da sua honestidade e da sua dedicação, e que não admiti que seu caráter seja colocado em dúvidas, falou também que vem se decepcionando muito com a vida pública. E pediu que todos os funcionários fizessem um PACTO PELO HOSPITAL, para que todos se comprometessem mais pela qualidade na assistencia ao nosso cliente, para que o HU continue sendo referencia de qualidade de atendimento.

Abrindo para as falas, Reinaldo questiona que as escalas de 36 hrs é para que os servidores não precisem trabalhar 42, 44 ou até mais horas semanais, o que ocorre hoje, além de trabalhar feriados sem remuneração. Prof. Wedson disse que somente quando sair o quantitativo de Aph's é que saberemos se dará ou não para fazer essa escala. Disse também que com a entrada dos novos servidores (contratados) o problemas de remanejamenos e sobrecargas de trabalho poderá ser amenizada.

Alexandre, reclama da atual situação dos funcionários, que são remanejados para setores que não conhecem, causando grande frustração, e falou também dos maus tratos e desrespeito que os servidores estão enfrentando nos setore.

Rodrigo, esplica que são dois pontos diferentes, que as questões de remanejamentos frequentes é questão de gestão de pessoas, que não anda sendo feita correta. A outra questão é do desrespeito ao servidor, citando episódios que vem ocorrendo na G.O, que os médicos vem frequentemente desrespeitando e mau tratando os profissionais de enfermagem, que isso é atitudes inadimissível.

Prof. Wedson  falou da diiculdade que teve na transição da G.O que precisaria de mais tempo para fazer os treinamentos dos funcionários mas não houve, e que nessa transição tumultuada, foi necessário muitos desdobramentos dos profissionais. Explicou que todas os casos de desrespeitos, humilhações, maus tratos devem ser repassados para os coordenadores que em seguida passará para ele tomar providencias. Disse também que no HU existe o setor de apoio ao servidor que tem apoio psicológico e analisará todos os casos de assédio moral.

Rodrigo finalizando, disse que todos os servidores do HU, principalmente da enfermagem sempre se dedicaram ao máximo para o sucesso do hospital, é a enfermagem que esta sempre presente em tudo, fazendo todos os esforços para que a qualidade da assistencia seja mantida. Mas que a enfermagem precisa de um pouco mais de respeito e igualdade nos direitos. E que a direção e os servidores precisam achar um denominador comum, que seja bom para os dois lados.

Então galera tentei colocar aqui um resumão da reunião, agora fica a critério de cada um ler e interpretar. Ficaremos antenados nas novidades. Abraço a todos e boa sorte a nós.

Um comentário:

  1. é com muita alegria q vejo que elegemos os representantes certos para nossa representação.
    o trabalho de vocês tem sido responsável e atuante
    me dói ter perdido a oportunidade de ser mais presente e até quem sabe participe dessa comissão
    mas isso não significa que vocês estão sozinhos nessa.
    estamos ao lado de vocês e somos todos companheiros nesse barco
    e sempre que precisarem de todos nós
    estaremos a disposição para qualquer resolução ou mostra de apoio que vcs precisarem
    fica aqui o lembrete e a disposição a ajudar a comissão e a nós mesmo no que precisarem
    fiquem bem e cientes que tem nosso total apoio

    ResponderExcluir