ENFERMAGEM HU/UFGD

JUNTOS POR UMA UNIVERSIDADE MELHOR E UMA ENFERMAGEM MAIS UNIDA.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Polêmica em Campo Grande (MS): enfermeiros começam a dar consulta O Ministério da Saúde não descarta consulta médica, mas já prevê a consulta de enfermeiros em casos espe


Está dando o que falar em Campo Grande (MS). Enfermeiros vão dar consultas nos postos de saúde. O que pensa um paciente que procura consulta médica e é atendido por um enfermeiro? “Tem enfermeira que é prática, mas a gente não sabe na mão de quem a gente vai cair. Vou fazer 61 anos e estou com receio”, comenta a dona de casa Maria de Barros.
“Se for para agilizar o atendimento, vai ser bom. O médico só passa mesmo dipirona, paracetamol ou coisa assim”, disse o zelador Anderson Aparecido dos Santos.
Pelas informações da Secretaria Municipal de Saúde, em Campo Grande faltam pelo menos 80 médicos para fechar as escalas de atendimento nos postos municipais. A consulta feita com enfermeiros e enfermeiras foi a alternativa encontrada para reduzir o tempo de espera dos pacientes. Os enfermeiros poderão prescrever medicamentos e pedir exames.
“Tem de ter um pouco de atenção quando for um sintoma mais grave. Aí é necessário realmente um médico para tomar uma atitude”, alerta o administrador de empresas Luciano Rodrigo Brissov.
Médicos, enfermeiros e representantes do Ministério Público definiram juntos os limites dessa atuação. A consulta médica não pode ser descartada, mas existem situações que os enfermeiros podem resolver.
O Ministério da Saúde já prevê a consulta de enfermagem em casos específicos, acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos, gestantes e saúde da família. Mas como a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é municipal, cada cidade tem de detalhar as atribuições de enfermeiros.
“Alguns exames que a gente não podia solicitar nós vamos poder solicitar. Por exemplo, uma mamografia. O enfermeiro encaminha para o médico quando esse paciente que vem sendo controlado apresentar alguma alteração ou alguma complicação”, explica Amarillis Amaral, presidente do Conselho Regional de Enfermagem.
De acordo com o Ministério da Saúde, a consulta feita por enfermeiros está amparada em uma lei. O Conselho Federal de Enfermagem esclareceu que, ao realizar consultas, os enfermeiros não diagnosticam doenças – informam apenas o quadro clínico do paciente que é repassado aos médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário