ENFERMAGEM HU/UFGD

JUNTOS POR UMA UNIVERSIDADE MELHOR E UMA ENFERMAGEM MAIS UNIDA.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

REUNIÃO ENTRE SISTA/MS E ADMINISTRAÇÃO DA UFGD DIA 12/04/2011.





RELATÓRIO DA REUNIÃO ENTRE A ADMINISTRAÇÃO DA UFGD
E O SISTA-MS

Presentes pela Administração da UFGD: Prof. Damião Duque de Farias, Prof. Wedson Desidério Fernandes e Genivaldo Dias
Pela Representação SISTA-UFGD: Gilberto Braga e Franz Mendes
Pela Representação SISTA-MS: Lucivaldo Santos e Nena Souza
Pela CUT-MS: Jeferson Borges da Silveira – Presidente

A Reunião teve inicio às 15 horas, na sala do Reitor, quando nos apresentamos e propomos que poderíamos fazer o desenvolvimento desta, pontuando os temas, o qual foi aceito pela direção da UFGD.

1 – Situação do Servidor Reinaldo: Começamos indagando o Prof. Wedson quanto à sua fala em uma reunião aonde disse que este servidor havia cometido uma falta gravíssima, passível até mesmo de punição com demissão e, que os demais servidores tomassem cuidado pois poderia cometer o mesmo erro. Isto para nós soou como uma ameaça e coação aos demais trabalhadores. Ele nos respondeu que realmente “tem provas que o Reinaldo cometeu esta falta”, mas não estava querendo enviar o problema para frente porque achava que era importante conversar para resolver o problema. Reiteramos na reunião o que já havíamos protocolado oficialmente na administração do hospital de que: se o Reinaldo realmente cometeu esta “falta grave”, o Diretor do hospital tem por obrigação institucional instalar uma Comissão de Sindicância e apurar os fatos, para dar a oportunidade ao servidor a ampla defesa e ao contraditório.

2 – 30 horas: Que no momento atual do hospital, é muito difícil implantação, por causa do quantitativo de servidores e leitos abertos no HU-UFGD

3 – Atestados Médicos: Está se tornando o grande problema dentro do HU, pois já está chegando ao percentual de 30% (trinta por cento). Para a Coordenação Estadual do SISTA, estes afastamentos por atestados médicos, está nos causando grande preocupação, pois, existem afastamentos pelo CID F (Código de Identificação de Doenças – F). Argumentamos que seria prudente a Administração da UFGD verificar estes afastamentos, porque para nós do SISTA, servidores recém empossados na Instituição, afastamentos por CID F, é muito grave.

4 – Eleição para Diretoria de Enfermagem: Argumentamos na possibilidade de eleição para a Diretoria de Enfermagem, o Prof. Damião respondeu que para o momento não acha viável, porque o HU ainda precisa de melhor estruturação, porém poderíamos futuramente estar viabilizando esta possibilidade.

5 – Folgas: Foi argumentado pela Coordenação do SISTA que o parecer emitido pelo Procurador da UFGD teve por embasamento a legislação da CLT, e que esta não se aplica aos trabalhadores do Serviço Público Federal.

6 – Perfil de Servidor para Cada Setor: Neste ponto, o Prof. Wedson respondeu que o HU está passando por acomodação de servidores nos setores e, que brevemente as mudanças não estarão mais acontecendo, pois com a elaboração da programação de férias, cada servidor terá que ficar a disposição do setor que ele se programou.

7 – 42 horas semanais: Quanto a nossa pergunta, o Genivaldo respondeu que, os setores que tem que trabalhar em turno de seis horas diárias, o servidor faz um dia (sábado ou domingo) de doze horas. Como a carga horária chega a 42 hora semanais, ele disse que: é acumulado as duas horas a mais diárias e, é dado em folga para o servidor.

8 – Horário de 12 x 36: Questionamos quanto a este regime de trabalho porque todos aqueles que o faz, se o mês for de trinta dias, acabam por fazer 45 horas por semana, e o que a administração teria para nos dizer: O Prof. Wedson disse que desconhece estas horas a mais trabalhada e, que estaria fazendo um levantamento de todos os casos para nos responder.

9 – Embates Políticos: O Prof. Damião disse que o Hospital Universitário está sendo muito visado neste momento devido ao momento político da cidade. Também nos informou que outro dia recebeu uma ligação da secretária de saúde dizendo que havia enfermeiros denunciando problemas do HU, porém, não havia dado nomes. Respondemos ao Reitor que, se há tanto interesse pela classe política pelo hospital, que estas denúncias venham por escrito e formalizadas, caso contrário, esqueça.

10 – Manipulação e Fracionamento de Medicamentos: Questionamos ao Genivaldo e ao Prof. Wedson sobre o risco de deixar o fracionamento de medicamentos dentro da Farmácia do HU, sob responsabilidade de um ou mais servidores não investidos nos cargos de responsabilidade para este fim. Ambos nos responderam que, desconhece estes procedimentos e, que estariam tomando a providencias.

11 – Cursos de Capacitação: Perguntamos aos representantes do hospital sobre a suspensão dos cursos de capacitação, a qual soou como forma de retaliação da administração do hospital aos trabalhadores. O Genivaldo respondeu que: quem estava organizando e detalhando os cursos era o servidor Valdeci, mas ele não podia mais fazer porque pediu afastamento e, não tinha como remunerá-lo por esta atividade. Em seguida o Prof. Wedson interveio dizendo que não estava sabendo desta suspensão e, que já na semana que vem estaria tomando as providencia para a continuidade destes cursos. Nós do SISTA questionamos de como estava sendo providenciado o pagamento do instrutor do curso, pois existe a verba de Curso/Concurso que é destinada para este tipo de pagamento. Ademais, no Orçamento da União já está previsto a despesas para capacitação dos servidores.

12 – Compensação de Carga Horária Para os Cursos de Capacitação: Questionamos a ilegalidade de cobrança desta compensação, a nós respondida pelo Prof. Damião Duque que esta normativa partiu da própria Reitoria.

13 – Quanto ao Incentivo de Qualificação dos Médicos Administrativos: Ficamos com a responsabilidade de enviar documentação à Administração da UFGD sobre o aproveitamento da Residência Médica, para efeito de progressão por Qualificação.


ENCAMINHAMENTOS

Ao Final da Reunião, ficou acordado com o Prof. Damião Duque que:

1 –– Estabeleceremos um processo constante de negociação é dialogo entre a Administração da UFGD e o SISTA/MS;

3 – Construção de um Novo Regime de Trabalho para os servidores do HU, no qual deverá ser levantando todos os problemas setorizados, para posterior encaminhamento;

3 – Marcação de uma nova reunião entre a Administração e Sindicato para providenciar uma Pauta de Negociação Formalizada.


Lucivaldo Alves dos Santos
Coordenador Geral

Nena Souza
Coordenação de Formação

3 comentários:

  1. Gostaria de saber o que foi conquistado nesta reuniao pois pelo que entendi eles so responderam perguntas e nao fizeram proposta nenhuma, quanto as nossas reinvendicaçoes. Queremos planejamento , datas para possamos cobrar futuramente e nao que continue assim. Estamos juntos com o HU mas queremos honestidade e clareza, queremos igualdade, ser valorizado. Quando isso acontecer estaremos todos unidos numa só causa, vestindo a mesma camisa. Pois o que ouvimos por ai é q a enfermagem esta fazendo corpo mole, mas sugiro uma pesquisa para os clientes/pacientes do HU, pois o que escuto fora do hospital sobre o atendimento da enfermagem é apenas elogios, e fico muito orgulhosa de fazer parte desse corpo de enfermagem.

    ResponderExcluir
  2. Muito se falou, nada se resolveu, pa k bá...

    ResponderExcluir
  3. como sempre acontece nas reuniões reitoria e sindicato... muito se fala e resolução nenhuma, soa como descaso com a equipe de enfermagem...
    Por vezes vem a mente que se não precionar de algum geito esta reitoria o descaso vai continuar... e sempre as reivindicações da enfermagem ... sera deixado de lado

    ResponderExcluir