ENFERMAGEM HU/UFGD

JUNTOS POR UMA UNIVERSIDADE MELHOR E UMA ENFERMAGEM MAIS UNIDA.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Reunião com Reitor e Direção Geral do HU

Foi realizado no dia 21/02/2011 na Reitoria da UFGD uma reunião com os representantes dos servidores do HU, juntamente com o Reitor da UFGD, Dr. Damião Duque de Farias e o vice-reitor e diretor geral do HU Dr. Wedson Desidério, representando a equipe de enfermagem estava Enf. Rodrigo, Téc. enf. Reinaldo e o Aux. enf. Alexandre.
O Prof. Wedson colocou a sua última visita a Brasilia, no encontro dos diretores de HU's, explicou que o quantitativo de aph's para 2011 ainda não foi liberado, apesar da pressão de todos, o MEC não informou, pois aguarda o Min. do planejamento publicar. E ja colocou a respeito dos plantões de janeiro e fevereiro que não foram pagos, devido a falta dessa publicação, mas que será pago, não dentro do prazo, mas será pago.
Prof. Wedson colocou também a situação atual do hospital, os problemas enfrentados com o aumento da demanda, ja colocando que esta ocorrendo um novo processo seletivo para poder aumentar o quadro de funcionários em algumas áreas, falou das dificuldades encontradas para administrar, que espera o funcionamento da EBSERH, para desburocratizar a gestão dos Hospitais Universitários.
Enf. Rodrigo perguntou sobre as escalas de aph's onde consta que pessoas assinam mas não cumprem a escala. Sobre esse assunto foi respondido que a direção apenas potencializa os aph's, que não tem como colocar um profissional doze horas dentro do hospital, porque precisa deles todos os dias por várias horas, seja em avaliações, seja na realização de exames. Os profissionais em questão tem uma carga horária de 20 horas porém fica muito mais que isso a disposição do hospital, por isso dos aph's. Falou que não se toca o serviço se tiver que colocar um aph 12 horas fixas (o que determina a lei). Ja os aph's do Genivaldo ele disse que é uma necessidade administrativa e o quantitativo não sai do montante da enfermagem e sim da direção administrativa.
Os representantes do sindicato que estavam na reunião se colocaram a disposição no que se trata dos aph's que foram trabalhados e não pagos, cobrando Brasilia para o pagamento, e colocou também que os funcionários dos hospitais precisam se unir mais em pró da luta contra o PL 520.
O Servidor Alexandre (fisioterapia) colocou sua preocupação com a EBSERH devido a isonomia profissional, entende que é necessário a valoriação da classe médica, porém não deixando de valorizar os demais profissionais.
Alexandre (enfermagem) e Rodrigo, colocaram que não concordam com a divisão dos aph's e com o tratamento desigual que é dado dentro da instituição, onde para alguns tudo pode e tudo é possível, e para outros só ferro e fogo, isso vai chateando e desanimando os servidores.
Prof. Wedson colocou que esta ocorrendo várias reclamações, principalmente sobre o "corpo mole" de alguns servidores, devido não quererem ser remanejados para cobrir outros setores, e a quantidade de atestados entregues no HU, que é uma quantidade "assombrosa".
Reinaldo coloca a disposição dos servidores em cobrir os outros setores, porém em cima de uma escala de perfil, que é sua proposta desde o início, mas vem encontrando dificuldades em colocar isso em prática devido ao não entendimento com a direção de enfermagem.
Rodrigo coloca a questão dos servidores que trabalham em regime de escalas de 12 x 36 hr (noturno), de não terem mais o direito de receber folga por trabalharem em feriados. O prof. Wedson colocou que é uma orientação do MEC, que quem trabalha 12 x 36 ja goza de folgas compensatórias. Rodrigo colocou que existem leis que asseguram o direito de folga ou de pagamento pelos dias de trabalho em feriados. A assesora especial do HU sr. Desiane, pediu que encaminhassemos essas decisões a ela para poder analisar, e ja orientou que pedíssemos um parecer a FASUBRA. Rodrigo pediu que sejam mantida essas folgas para não desanimar mais ainda os servidores.

Logo após o termino da reunião, alguns servidores da enfermagem se reuniram na própria UFGD para discutir o resultado da reunião. O que foi decidido foi que aguardaremos o servidor Douglas que esta viajando para Brasilia em um encontro da FASUBRA, nos representando, e ja pedindo um parecer da assessoria juridica do SISTA Campo Grande, para ver no que eles podem nos ajudar, ou auxiliar a respeito dessas aph's. Aguardaremos então.

2 comentários:

  1. oi pessoal
    estou aqui absorvendo o maximo possivel para que possamos ser mais incisivos e eficientes em nossas demandas
    não esmorecam eu tenho visto que as coisas sào bem mais graves do que parecem
    mas agora teremos o apoio necessario
    nao acreditem que a mp 520 e de forma alguma benefica para nossa classe
    na verdade ela põe em extincão o servico publico em hu`s
    peco que entre hoje e amanha me enviem via email todas duvidas e queixas com a maior riqueza de detalhes possiveis para que possamos dirimir com profissionais capacitados e com muita quilometragem em hu`s
    e se possivel ja dar encaminhamento as mais urgentes
    fiquen tranquilos teremos apoio juridico e sindical
    no momento e o que posso falar segue meu email
    por favor mandem todas duvidas
    douglasgramos@gmail.com
    douglasramos@ufgd.gov.br

    ResponderExcluir
  2. MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO

    GABINETE DA MINISTRA

    PORTARIA Nº 21, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011

    DOU de 24/02/2011 (nº 39, Seção 1, pág. 123)

    A MINISTRA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87 da Constituição Federal e conforme o disposto no art 6º do Decreto nº 7.186, de 27 de maio de 2010, resolve:

    Art. 1º - Estabelecer para o Ministério da Educação - MEC, conforme disposto no Anexo a esta Portaria, o valor máximo a ser despendido no 1º e 2º semestres de 2011, no âmbito dos Hospitais Universitários vinculados àquele Ministério, com o Adicional de Plantão Hospitalar - APH, de que trata a Lei nº 11.907, de 2 de fevereiro de 2009.

    § 1º - Do valor semestral a que se refere o caput deverão ser deduzidas as despesas com o pagamento do adicional pela prestação de serviço extraordinário de que trata o inciso V do art. 61 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, realizadas no âmbito dos Hospitais Universitários vinculados ao Ministério da Educação no período em que for despendido o recurso estabelecido.

    § 2º - O Ministério da Educação estabelecerá quantitativos máximos de plantões e de horas de prestação de serviço extraordinário por unidade hospitalar sob sua supervisão, compatíveis com o valor máximo fixado no caput para cada semestre.

    Art. 2º - As despesas decorrentes da concessão do Adicional de Plantão Hospitalar - APH deverão se comportar dentro dos limites das dotações orçamentárias de "Pessoal e Encargos Sociais" consignadas ao Ministério da Educação.

    Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

    MIRIAM BELCHIOR

    ANEXO

    ADICIONAL DE PLANTÃO HOSPITALAR NO ÂMBITO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EM 2011

    Em R$

    Período
    Valor máximo a ser despendido por semestre*

    I Semestre de 2011
    102.497.057,89

    II Semestre de 2011
    111.796.469,87

    ResponderExcluir