ENFERMAGEM HU/UFGD

JUNTOS POR UMA UNIVERSIDADE MELHOR E UMA ENFERMAGEM MAIS UNIDA.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

APH's 2011 parte II

Na reunião que aconteceu nesta quinta feira 23 de dezembro na sala da direção geral do HU, onde estavam presentes o diretor geral do hospital, prof. Dr. Wedson, Enf. Adriana, Enf. Rodrigo, Tec. Enf. Reinaldo e Aux. Enf. Alexandre, foram discutidos os seguintes pontos:
 
O hospital foi elogiado na Reunião em Brasilia e os profissionais de Enfermagem foram considerados os melhores pela qualidade no atendimento.
 
Marcos Avelino Dir Tec do MEC informou que o planejamento de APHs de dezembro foi jogado pra janeiro.. já fecharam com MPOG o orçamento para 2011.
A Comissão de Avaliação do MEC irá informar o quantitativo de APHs para o hospital nas proximas semana até dia 30 de dezembro. Esse quantitativo será publicado em janeiro e a partir de fevereiro
estará disponivel para utilização. Será necessário aguardar ainda os próximos dias para sabermos quanto
será liberado e se a escala será montada em janeiro, fevereiro ou março. Pois dependerá da publicação da verba em Diário Oficial. Mas pela prévia ja passada, sabe-se que não é o quantitativo pedido pelo hospital, ele informou que será uma quantidade maior que ja temos hoje (que é quase nada), portanto ja podemos prever dificuldades na implantação da escala de 36 horas.
 
Havera´ redistribuição dos APHs para Janeiro pois será feito rateio entre os HU's. Haverá Auditores em Janeiro no HU e a Comissão do MEC irá reavaliar o quantitativo para publicar em Diário Oficial. Será necessário esperar a publicação no DOU.
  
O Estudo para lugares de descanso está sendo feito e será concluido a médio prazo, em janeiro deverá ser disponibilizado a verba para a montagem das salas-de-estar e repouso da Enfermagem. Agora devemos apenas estipular os horários de descanso para os plantões de 12 horas devido o desgaste físico e mental. Isso deve ser feito de comum acordo entre funcionários, supervisores e coordenação.
  
Maqueiro. nao foram contratados ainda porque recurso só em janeiro. Chegando a verba para 2011 serão feitas contratações de maqueiros, auxiliares para atendimento de balcão e digitadores para laboratório e demais setores que necessitem de suporte. Pois esta previsto serviços de estagiários para 2011. (aguardemos......) 
 
Foi solicitado uma parceria junto a universidades particulares para que se crie um convênio onde o servidor do HU que quiser fazer um curso superios ou uma pós graduação receba um desconto significativo. Isso será feito um projeto com o Sindicato e com a Associação juntamente com a UFGD e HU para tentar realizar descontos.
 
Foi solicitado a Direção de Enfermagem a possibilidade de cada setor tentar cobrir suas necessidades com o quantitativo de pessoal disponivel de outros horários assim os servidores serão consultados se podem ficar no proprio setor em um horario diferente para cobrir faltas e desfalques assim todos ficariam responsaveis pelo seu setor mesmo em outros turnos, para que nao fossem mais "puxados" para setores diferentes para cobrir faltas e atestados realizando funções diferentes da que está acostumado.
 
Desta forma:
 
 
Os Enfermeiros irão se unir em um acordo e não mais vão aceitar assumir dois ou mais setores ao mesmo tempo tentando desta forma mostrar a Direção que é importante valorizar o serviço dos profissionais.
 
Os tecnicos tambem vão se unir em um acordo e não mais vão aceitar ser remanejados para outros setores durante o plantão. Ficando apenas a possibilidade de cobrir o proprio setor em outros horários quando necessário realizando as funções as quais já conhece e está familiarizado.
 
A Direção de Enfermagem pediu um prazo e uma reunião para as adequações mas a Equipe de Representantes desde já alertou que com a falta de APHs e o pouco de respostas que tivemos da Direção com certeza os profissionais irão pressionar e esses fatos deverão  acontecer e isso é apenas o resultado de uma Gestão Plena. Pois Gestão não é obrigar servidor a cumprir ordens e sim tentar solucionar os problemas de forma equilibrada e com a colaboração de todos.
 
Agora a comissão de negociação deixa a critério de toda a equipe de enfermagem a descisão dos rumos futuros das nossas negociações, estamos fazendo de tudo para que 2011 seja um ano melhor que 2010. A direção geral e a direção de enfermagem também esta junto nessa empreitada, eles reconhecem as dificuldades e as nossas necessidades, mas tudo se esbarra nas burocracias do sistema. Vamos juntos lutar e mostras nossa importancia dentro da instituição. 
 
Vamos aguardar agora a decisao do MEC sobre o total de APHs que deverá ser feita até o final deste mes, quando então saberemos se é ou não suficiente para as 36 horas.
Aguardem os proximos dias.
 
 

6 comentários:

  1. Olá galera, aqui é o Enf. Rodrigo, fico feliz em ver que estão participando, seguindo o blog, esse é o nosso espaço mais democratico que temos é através dele que iremos resolver vários problemas. Acompanhem, divulguem, logo logo teremos mais novidades, estamos (eu, reinaldo e alexandre) antenados nos acontecimentos e lutando por mais direitos e dignidade da nossa classe. Ja falei com o Reinaldo e assim que a Enf. Adriana voltar de férias pediremos uma reunião com ela para tratar desses impecílios que vem acontecendo, para ver se conseguimos melhorar nosso serviço, e possamos sair de casa felizes para ir ao trabalho. Valeu galera, sempre unidos conseguiremos mostrar que somos importantes. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, sei q mtos desabafos estao nesse blog, mas vejam la q vcs nao podem generalizar uma coordenação até pq coordenar qdo nao se tem nada d opçao é mto dificil.. sei q tem formas e formas d negociar e algumas coisas estao sendo empurrados d guela abaixo mas tbem nao vejo erro só da coordenação, pois elas nao tem poder no hospital para conseguir resolver esses pbmas. Infelizmente ninguem gosta de cobrir o setor d outro, ainda mais qdo se trata d setores criticos mas discordo de alguns colegas q citaram anteriormente q não sao obrigados a atender outros setores qdo ha necessidade. Vejam bem... Qdo nos tornamos profissionais de enfermagem, d todos niveis, temos sim q saber o minimo e com vontade de aprender e atender o setor necessitado conseguira sim fazer a assistencia. Erros acontecem na maior parte em adm de medicaçoes oq vc pode perguntar no caso d duvida e q medicaçoes vc faz em qq lugar e sempre na duvida, perguntar. O resto é observar alguma alteração, higiene e cuidados. Temos q parar d pensar q nao podemos mudar, pq apesar d concursados vc qq dia pode ser mudado d setor querendo ou nao. A diferença é q aqueles q estao dispostos a mudar e fazer a diferença serao convidados p outros setores mais criticos, mas quem nao faz o minimo de assitencia, seja no ambulatorio, posto ou mm uti, nao faz enfermagem, logo nao sera bem visto no setor pela equipe. Desculpem, e nao estou aqui p julgar ou ofender ninguem, mas gostaria q fizessem uma reflexao sobre o q querem e fazer sempre o melhor d si. Outra coisa, temos q ser solidarios c os colegas, pois qdo ha necessidade d cobrirem setores, gde maioria é pela necessidade pois o serviço sobrecarregaria os colegas e prejudiacaria a assistencia. Concordo q as coisas deveriam ser mais claras e mais conversadas, ate mm sugiro um acordo entre todos para cada setor fazer um dimensionamento para escalas. Temos q parar d pensar em nao quero, nao faço, nao gosto.. Temos q provar q a enfermagem tem tanta signifacancia na melhora do paciente qto qq membro d equipe. Devemos fazer a diferença e nao sermos vistos como baderneiros. Temos q ser mais participativos e criticos com a assitencia e procurar discutir com fundamentos, embasamento. Creio q nossa coordenaçao esta perdida pq tem q trabalhar c o q tem e pronto. Tbem acho q trabalham assim pq querem, pois todos sao concursados, não dependem d cargo de confiança e podem sim lutar pela classe, isso nos temos q mostrar p eles e nao tentar derruba-los e dizer q puniriamos eles mandando-os p postos pq adoro meu setor e nao sairia dali p nada na minha vontade. MAnda-los p assitencias nao resolveria nossos pbmas ja q temos um pbma maior ainda - POLITICA. MPU nao resolveu nada e nem tao cedo vai resolver, como tudo no pais, e digo isso com tristeza mas é a realidade. Essa foi minha observação do dia. Um feliz 2011 p todos, e vamos começar a pensar no coletivo pois seremos mto mais felizes e sem estresse. Vamos fazer a diferença em 2011. Um gde abraço. 8***

    ResponderExcluir
  3. Estamos ai.. Feliz Natal pra voce tambem Feliz Ano Novo... com certeza pode contar comigo...

    ResponderExcluir
  4. Feliz Natal pra ti Tambem Re, ahh vai passar Ano Novo de Plantao.. que chatoo. Vou lá levar um presentinho.. voce pode contar comigo viu... beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Feliz Ano Novooo.. estarei de Plantao tambem ehbahh.. Olha quero conversar contigo viu.. tenho umas ideias... beijos.. eu tambem quero entrar nessa...

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente, fico feliz que agora estão começando a surgir idéias, somos quase 300 cabeças pensantes e diga-se de passagem as melhores cabeças, temos que sentar e tirar as melhores idéias e encaminhar a direção, sem muitas atitudes impensadas, não podemos fazer nada para nos prejudicar, temos que acumular o máximo possível de reclamações (tipo sobrecarga de trabalho, falta de condições, assédios, etc....) e encaminhar, temos que cuidar para não atirar no próprio pé. Lembre-se tem sempre alguém que precisa de nós. Vamos fazer isso, pelo pouco que conheço a direção geral, e pelo que conheço da Enf. Adriana, vamos conseguir chegar em um denominador comum. Estamos provando nosso valor e nossa importancia na instituição. Valeu galera e boa sorte a nós.

    ResponderExcluir