ENFERMAGEM HU/UFGD

JUNTOS POR UMA UNIVERSIDADE MELHOR E UMA ENFERMAGEM MAIS UNIDA.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Essa ainda é um sonho para nós.


Sintufrj conquista jornada de 30 horas para a enfermagem


Reitoria vai formar Grupo de Trabalho para fundamentar a extensão da nova jornada para os demais trabalhadores dos hospitais. Esta decisão do reitor foi também resultado da mobilização dos trabalhadores
Em poucos dias a Reitoria vai editar uma portaria instituindo o regime de 30 horas semanais para os profissionais da área de enfermagem. Esta é uma conquista histórica do Sintufrj e dos trabalhadores dos hospitais que há semanas se mobilizam para pressionar o reitor Carlos Levi a oficializar o direito.
Embora defenda, assim como a Fasubra, a jornada de 30 horas para todos os trabalhadores da UFRJ, a reivindicação do Sintufrj, neste momento, é a oficialização das 30 horas semanais para os profissionais das unidades hospitalares sem redução de salário. Em função, principalmente, das ameaças que pairam sobre esse segmento da nossa categoria com a aprovação pelo Senado Federal da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
A reivindicação das 30 horas semanais específica para os HUs foi aprovada em assembleia da categoria como ponto da pauta interna entregue à Reitoria. Mesmo assim, a Reitoria só atendeu parcialmente o pleito.
Na segunda-feira, dia 28 de novembro, em reunião com a coordenação do Sintufrj e alguns trabalhadores que atenderam ao chamado do Sindicato, o reitor Carlos Levi explicou que, com base nos documentos legais, implantaria as 30 horas apenas para a área de enfermagem.
Os coordenadores do Sintufrj insistiram muitas vezes que os documentos legais permitiam a oficialização para todos os trabalhadores das unidades hospitalares que cumprem turno ininterrupto.  O reitor insistiu que, para estender a jornada de 30 horas a todos os profissionais dos HUs, teria que ser uma decisão tomada no Conselho Universitário.
Um longo debate se estabeleceu. Até que o Sintufrj reivindicou e a Reitoria aceitou, criar um grupo de trabalho, com a participação de representantes do Sindicato, para consolidar a proposta de extensão do direito nos HUs que será levada ao Consuni, e que será defendida em conjunto: trabalhadores e a Reitoria.
O Sintufrj reivindicou ainda que, além deste compromisso assumido pela Reitoria, seria preciso um cronograma para pôr em prática a decisão. Assim, no dia 5 de dezembro, em uma nova reunião, Sintufrj e a Reitoria definirão o calendário de atuação do grupo de trabalho.
Fonte: Sintufrj

Nenhum comentário:

Postar um comentário