ENFERMAGEM HU/UFGD

JUNTOS POR UMA UNIVERSIDADE MELHOR E UMA ENFERMAGEM MAIS UNIDA.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Planejamento e Educação autorizam concursos para 4.683 vagas de professor e técnico-administrativo

Os ministérios do Planejamento e da Educação publicaram, no Diário Oficial da União desta segunda (25), portaria que autoriza a realização de concursos públicos para provimento de 2.867 vagas de professor de educação básica, técnica e tecnológica e 1.816 cargos de técnico-administrativo.

GABINETE DA MINISTRA
PORTARIA INTERMINISTERIAL N
o- 56, DE 20 DE ABRIL DE 2011
OS MINISTROS DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO E DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista as disposições contidas no Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009, nos arts. 2o, parágrafo único, 3o e 5º do Decreto nº 7.311, de 22 de setembro de 2010 e nos arts. 6º, § 2º e 7o, inciso I, do Decreto nº 7.312, de 22 de setembro de 2010, resolvem:

Art. 1º Autorizar a realização de concurso público e o provimento de dois mil oitocentos e sessenta e sete cargos de Professor da Carreira de Educação Básica, Técnica e tecnológica e de mil oitocentos e dezesseis cargos de Técnico-Administrativo em Educação, para os Quadros de Pessoal dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vinculados ao Ministério da Educação, conforme discriminado no Anexo I.

Parágrafo único. O provimento dos cargos será escalonado e está condicionado:

I - à existência de vagas na data de nomeação; e
II - à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

Art. 2º Caberá ao dirigente máximo do respectivo Instituto Federal a realização do concurso público e verificação das condições prévias para a nomeação dos candidatos aprovados, sendo responsável por baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários.

Art. 3º Atualizar, nos termos dos Anexos II e III desta Portaria, o quantitativo de cargos efetivos do Banco de Professor-Equivalente de Educação Básica, Técnica e Tecnológica e o quantitativo de lotação dos cargos dos níveis de classificação "C", "D" e "E" integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, vinculados ao Ministério da Educação, fixados por meio dos Decretos nºs 7.311, de 22 de setembro de 2010 e 7.312, de 22 de setembro de 2010.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

MIRIAM BELCHIOR
Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão
FERNANDO HADDAD
Ministro de Estado da Educação


Fonte. DOU 25/04/2011 e noticias.uol.com.br

Novas regras para impedir acúmulo ilegal de emprego por profissionais de saúde

O Ministério da Saúde publicou no dia 5 novas regras para impedir o acúmulo irregular de cargos por profissionais de saúde. Os trabalhadores e gestores públicos terão de justificar os casos de acúmulo de emprego.

A Portaria 134, que traz as novas normas, proíbe o credenciamento de profissionais que exercem mais de dois cargos ou empregos públicos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes), banco que reúne dados dos trabalhadores do setor. A Constituição Federal só permite aos profissionais de saúde acumular dois empregos.

No caso de o profissional liberal ou autônomo trabalhar em mais de cinco instituições de saúde da iniciativa privada, o cadastro no sistema só poderá ser feito com apresentação de justificativa dos gerentes dos estabelecimentos de saúde, validada pelo gestor municipal, estadual ou do Distrito Federal.

De acordo com a portaria, cabe aos estados, municípios, responsáveis pelas unidades de saúde e ao Distrito Federal atualizar, mensalmente, o cadastro do setor. Antes, a responsabilidade era apenas dos gestores locais. Além disso, os dados como nome e registro do profissional serão confrontados com a base de informações do Conselho Federal de Medicina (CFM). Em caso de situação irregular, o cadastro do profissional pode ser bloqueado.

A portaria estabelece também o controle sobre a carga horária dos funcionários do Programa Saúde da Família, ligado ao ministério. Para ter vínculo em mais de três estabelecimentos públicos ou particulares, o profissional deve ter uma justificativa e autorização prévia do gestor público, além de não poder ultrapassar a carga horária estabelecida. Se for constatado descumprimento da norma, o ministério irá suspender a transferência de recursos para a equipe do programa ao qual o profissional faz parte.

As normas vão vigorar a partir de maio. Em 2011, o governo federal já descredenciou 7.891 agentes comunitários, 1.137 equipes do Saúde da Família e 914 equipes de saúde bucal, em 1.294 municípios. As principais irregularidades são duplicidade de cadastro de profissionais e não cumprimento da jornada de trabalho.

Fonte. Portal Cofen

quarta-feira, 20 de abril de 2011

AINDA DA TEMPO!


Ai galera, em setembro terá  eleição para a coordenação estadual do SISTA -MS e para suas seccionais, conforme seu estatuto.
Art. 33 – A eleição para Coordenação Estadual e Seccional será convocada
pela Coordenação Estadual no primeiro dia útil do mês de agosto, realizarse-
á na primeira quinzena de setembro e a chapa vencedora tomará posse
no primeiro dia útil de outubro.
 
Porém é necessário que todos se filiem o mais breve possível para que possam  participar do processo eleitoral, seja como candidatos, sejam como eleitores.
§ 1º - Os membros da Coordenação Estadual, das Coordenações Seccionais
e do Conselho Fiscal serão eleitos pelos trabalhadores das Instituições
Federais de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul que se filiarem até 90
(noventa) dias antes da eleição, podendo votar e ser votado, através de voto
direto e secreto;
 
Portanto, se querem que haja mudanças, filiem-se, participem. 
Como diz nosso companheiro Douglas:
"As eleições estão chegando e é com os seus votos que construiremos um sindicato forte em Dourados, e não estaremos mais a merce de mandos e desmandos,lembrem-se que só vota quem é filiado e a unidade 1 e 2 são maioria em numero de filiados, e nós (HU) somos o maior colégio eleitoral, porem com poucos filiados, quem não é filiado pode me mandar um email solicitando a ficha de inscrição que eu levarei pessoalmente, importante dizer o posto e o horário, convençam os colegas a se filiar."
e-mail: douglasgramos@gmail.com

sábado, 16 de abril de 2011

CAMPANHA SINDICAL 2011

Caros colegas gostaria de que as noticias fossem melhores, mas o que posso dizer é que em qualquer processo democrático é assim lento, cheio de negociações onde só a persistência e a união geram frutos.
O que conseguimos de importante está nas entrelinhas desta reunião, isso vocês conhecerão na analise política desta reunião que em breve o sista campo grande publicara.
Um ponto importante que eu gostaria de colocar é a necessidade urgente e imediata de filiação de todos tec administrativos do hu até o fim do mês, pois só os filiados até esta data poderão votar na eleição pro sindicato que se realizara em meados de setembro. Gostaria de informar que já existe a gestão de uma chapa basicamente nossa e que os ideais dessa chapa convergem para os nossos haja visto que é formado quase em sua totalidade por pessoas do nosso convívio e que compartilham dos nossos ideais e desejos.
Faço uma proposta para os que se encontram reticentes quanto a filiação se filiem, votem, elejam a nossa chapa e se nós não dermos respostas e encaminhamentos a suas necessidades vocês se desfiliam, mas nos dêem a chance de demonstrar que podemos ser diferentes.
Me coloco a disposição para tirar todas as duvidas quanto aos nossos planos desejos, tirarei todas as duvidas que possam ter quanto as minhas posições e ideais, pois sempre fui da luta no privado e agora no publico. Vocês podem me encontrar via Email e msn douglasgramos@gmail.com e via fone: 84062640.
Não exitem liguem para elogiar, cobrar ou criticar o importante é a participação nas decisões que vão afetar a vocês todos.

Ass. Douglas Gomes.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

REUNIÃO ENTRE SISTA/MS E ADMINISTRAÇÃO DA UFGD DIA 12/04/2011.





RELATÓRIO DA REUNIÃO ENTRE A ADMINISTRAÇÃO DA UFGD
E O SISTA-MS

Presentes pela Administração da UFGD: Prof. Damião Duque de Farias, Prof. Wedson Desidério Fernandes e Genivaldo Dias
Pela Representação SISTA-UFGD: Gilberto Braga e Franz Mendes
Pela Representação SISTA-MS: Lucivaldo Santos e Nena Souza
Pela CUT-MS: Jeferson Borges da Silveira – Presidente

A Reunião teve inicio às 15 horas, na sala do Reitor, quando nos apresentamos e propomos que poderíamos fazer o desenvolvimento desta, pontuando os temas, o qual foi aceito pela direção da UFGD.

1 – Situação do Servidor Reinaldo: Começamos indagando o Prof. Wedson quanto à sua fala em uma reunião aonde disse que este servidor havia cometido uma falta gravíssima, passível até mesmo de punição com demissão e, que os demais servidores tomassem cuidado pois poderia cometer o mesmo erro. Isto para nós soou como uma ameaça e coação aos demais trabalhadores. Ele nos respondeu que realmente “tem provas que o Reinaldo cometeu esta falta”, mas não estava querendo enviar o problema para frente porque achava que era importante conversar para resolver o problema. Reiteramos na reunião o que já havíamos protocolado oficialmente na administração do hospital de que: se o Reinaldo realmente cometeu esta “falta grave”, o Diretor do hospital tem por obrigação institucional instalar uma Comissão de Sindicância e apurar os fatos, para dar a oportunidade ao servidor a ampla defesa e ao contraditório.

2 – 30 horas: Que no momento atual do hospital, é muito difícil implantação, por causa do quantitativo de servidores e leitos abertos no HU-UFGD

3 – Atestados Médicos: Está se tornando o grande problema dentro do HU, pois já está chegando ao percentual de 30% (trinta por cento). Para a Coordenação Estadual do SISTA, estes afastamentos por atestados médicos, está nos causando grande preocupação, pois, existem afastamentos pelo CID F (Código de Identificação de Doenças – F). Argumentamos que seria prudente a Administração da UFGD verificar estes afastamentos, porque para nós do SISTA, servidores recém empossados na Instituição, afastamentos por CID F, é muito grave.

4 – Eleição para Diretoria de Enfermagem: Argumentamos na possibilidade de eleição para a Diretoria de Enfermagem, o Prof. Damião respondeu que para o momento não acha viável, porque o HU ainda precisa de melhor estruturação, porém poderíamos futuramente estar viabilizando esta possibilidade.

5 – Folgas: Foi argumentado pela Coordenação do SISTA que o parecer emitido pelo Procurador da UFGD teve por embasamento a legislação da CLT, e que esta não se aplica aos trabalhadores do Serviço Público Federal.

6 – Perfil de Servidor para Cada Setor: Neste ponto, o Prof. Wedson respondeu que o HU está passando por acomodação de servidores nos setores e, que brevemente as mudanças não estarão mais acontecendo, pois com a elaboração da programação de férias, cada servidor terá que ficar a disposição do setor que ele se programou.

7 – 42 horas semanais: Quanto a nossa pergunta, o Genivaldo respondeu que, os setores que tem que trabalhar em turno de seis horas diárias, o servidor faz um dia (sábado ou domingo) de doze horas. Como a carga horária chega a 42 hora semanais, ele disse que: é acumulado as duas horas a mais diárias e, é dado em folga para o servidor.

8 – Horário de 12 x 36: Questionamos quanto a este regime de trabalho porque todos aqueles que o faz, se o mês for de trinta dias, acabam por fazer 45 horas por semana, e o que a administração teria para nos dizer: O Prof. Wedson disse que desconhece estas horas a mais trabalhada e, que estaria fazendo um levantamento de todos os casos para nos responder.

9 – Embates Políticos: O Prof. Damião disse que o Hospital Universitário está sendo muito visado neste momento devido ao momento político da cidade. Também nos informou que outro dia recebeu uma ligação da secretária de saúde dizendo que havia enfermeiros denunciando problemas do HU, porém, não havia dado nomes. Respondemos ao Reitor que, se há tanto interesse pela classe política pelo hospital, que estas denúncias venham por escrito e formalizadas, caso contrário, esqueça.

10 – Manipulação e Fracionamento de Medicamentos: Questionamos ao Genivaldo e ao Prof. Wedson sobre o risco de deixar o fracionamento de medicamentos dentro da Farmácia do HU, sob responsabilidade de um ou mais servidores não investidos nos cargos de responsabilidade para este fim. Ambos nos responderam que, desconhece estes procedimentos e, que estariam tomando a providencias.

11 – Cursos de Capacitação: Perguntamos aos representantes do hospital sobre a suspensão dos cursos de capacitação, a qual soou como forma de retaliação da administração do hospital aos trabalhadores. O Genivaldo respondeu que: quem estava organizando e detalhando os cursos era o servidor Valdeci, mas ele não podia mais fazer porque pediu afastamento e, não tinha como remunerá-lo por esta atividade. Em seguida o Prof. Wedson interveio dizendo que não estava sabendo desta suspensão e, que já na semana que vem estaria tomando as providencia para a continuidade destes cursos. Nós do SISTA questionamos de como estava sendo providenciado o pagamento do instrutor do curso, pois existe a verba de Curso/Concurso que é destinada para este tipo de pagamento. Ademais, no Orçamento da União já está previsto a despesas para capacitação dos servidores.

12 – Compensação de Carga Horária Para os Cursos de Capacitação: Questionamos a ilegalidade de cobrança desta compensação, a nós respondida pelo Prof. Damião Duque que esta normativa partiu da própria Reitoria.

13 – Quanto ao Incentivo de Qualificação dos Médicos Administrativos: Ficamos com a responsabilidade de enviar documentação à Administração da UFGD sobre o aproveitamento da Residência Médica, para efeito de progressão por Qualificação.


ENCAMINHAMENTOS

Ao Final da Reunião, ficou acordado com o Prof. Damião Duque que:

1 –– Estabeleceremos um processo constante de negociação é dialogo entre a Administração da UFGD e o SISTA/MS;

3 – Construção de um Novo Regime de Trabalho para os servidores do HU, no qual deverá ser levantando todos os problemas setorizados, para posterior encaminhamento;

3 – Marcação de uma nova reunião entre a Administração e Sindicato para providenciar uma Pauta de Negociação Formalizada.


Lucivaldo Alves dos Santos
Coordenador Geral

Nena Souza
Coordenação de Formação

domingo, 10 de abril de 2011

Eleição para reitoria da UFGD acontece dia 14 com apenas um candidato



Apenas o atual reitor Damião Duque de Farias se inscreveu para disputar a eleição da nova direção da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) criada em 2005.

A eleição que é camada de “consulta prévia” não despertou o interesse da instituição que tem um orçamento anual de R$ 80 milhões.

Mesmo sem concorrente Damião Farias participará de três debates com a comunidade universitária marcados para acontecerem nos dias 4, 8 e 12 de abril.

Cerca de 6.500 pessoas tem o direito de votar sendo cinco mil estudantes, quinhentos professores e quase mil técnicos administrativos. Cada segmento tem o peso de um terço na contagem dos votos na eleição marcada para o dia 14 de abril.

Doze urnas serão instaladas na universidade e a previsão da reitoria é que o resultado seja conhecido por volta das 22h de 14 de abril.

A chapa “Mais UFGD” encabeçada por Damião tem como candidato a vice-reitor o atual diretor do Hospital Universitário, Wedson Desidério Fernandes.

A chapa divulgou esta semana as diretrizes básicas do Plano de Trabalho que está sendo distribuído em todos os setores da universidade.

Damião afirmou que “a construção de uma cultura democrática tem sido incentivada desde o inicio da implantação da UFGD e se traduz no respeito à tomada de decisões nos conselhos, o que tem gerado segurança aos encaminhamentos assumidos coletivamente”.

Depois da consulta prévia a reitoria da UFGD conforme prevê a legislação deverá encaminhar ao Ministério da Educação, uma lista tríplice contendo os nomes de Damião e de mais dois doutores da universidade para que a presidente da República decrete a nomeação do novo reitor.

Fonte: www.midiamax.com.br

As eleições acontecerão no dia 14 de abril de 2011 das 08:30 as 21:30 nas Unidades Acadêmicas e no HU, é necessário levar para a votação um documento oficial de identidade com foto.

Apesar de haver apenas uma chapa, todos os alunos, professores e servidores deverão comparecer para votar, mostrando assim sua satisfação ou não com a atual gestão da Universidade, que segundo regimento da UFGD deverão permanecer no quadriênio 2011-2015.

sábado, 2 de abril de 2011

ENFERMAGEM COMO PROFISSÃO






Não se pode imaginar a evolução do homem na terra sem momentos marcados pela dor, seja ela causada por ferimentos, nascimento ou morte, isto é, situações exigindo cuidados prestados pelo outro, haja vista que o ser humano não é capaz de se cuidar em suas necessidades básicas de saúde; neste sentido, a enfermagem surgiu e evoluiu paralelamente à humanidade, desde os tempos em que as doenças eram consideradas como castigo dos deuses em resposta às ações do homem. Naquela época, os cuidados à saúde eram práticas empíricas nas mãos de sacerdotes ou curandeiros e suas poções mágicas, segundo relatam Fernandes et al. (2000).

O trabalho da enfermagem propriamente dito foi desenvolvido por Florence Nathingale no século XIX, uma personagem ousada que revelou toda a coragem da qual uma mulher é capaz, num período em que o sistema social patriarcal era hegemônico e, as questões de gênero, tão fortes, predominavam. Suas ações na Guerra da Criméia, conforme referências de Fernando et al. (2000), definiram o verdadeiro papel da Enfermagem, criando assim o perfil da profissão que tem, em Florence, o seu espelho.

No Brasil, o Departamento Nacional de Saúde Pública foi implantado e dirigido por Carlos Chagas em 1920, abrindo espaços para a criação da Escola de Enfermagem. A partir de então, a Enfermagem passou por diferentes fases de transformação, construindo e reconstruindo sua imagem, seu papel, história e identidade profissional. As enfermeiras-visitadoras no princípio do século XX são hoje profissionais integradas num sistema de práticas tradicionais, de diagnósticos e de intervenções.

Os cursos de formação acadêmica foram complementados com outros de pós-graduação, mestrado e doutorado, não apenas como conquista de títulos, mas como níveis de formação profissional, permitindo que os Enfermeiros tenham autoridade para dirigir outros grupos, com base em sua competência e conhecimentos.

Horta (1979) descreve que, ao estar presente no ambiente imediato do paciente e no controle dos diversos processos do cuidado, o Enfermeiro demonstra a sensibilidade e conscientização de seu trabalho, de acordo com sua trajetória histórica, durante a qual adquiriu experiências, técnicas, conhecimentos e teorias inter-relacionadas, tendo o ser humano como objeto de estudos, atenção, cuidados e assistência às suas necessidades básicas.

Segundo a Teoria de Parse (Teoria "Human Becoming" de Rosemarie Rizzo Parse), a prioridade da Enfermagem é proporcionar melhorar a qualidade de vida daqueles que estão sob seus cuidados, respeitando os seus diferentes princípios individuais, suas crenças, etnias e cultura. Rosseto e Sodré (2000) comentam que "(...) a essencialidade da enfermagem é o relacionamento entre o enfermeiro e o indivíduo ou familiares e a meta da prática da enfermagem é melhorar a qualidade de vida sob a perspectiva da própria pessoa (...)."

Assim, a prática profissional não é ortodoxa; ela se movimenta dentro de princípios flexíveis e compatíveis com as situações de saúde presentes que envolvem os pacientes e familiares. É neste sentido que a Enfermagem tem a característica missionária.

Novas conceituações vão modelando a assistência de acordo com planejamentos, gestão e remanejamento de ações, segundo as práticas reflexivas e avaliações sobre a própria prática aplicada de acordo com aspectos científicos que orientam as ações específicas dos profissionais.

Diante dos olhos do Enfermeiro, o paciente deixa de ser um problema biológico para ser uma pessoa, um ser humano único em busca do alívio ao seu sofrimento. Esta visão empresta à Enfermagem a característica de profissão humanizada e elevada em seus princípios fundamentais. Horta (1979) complementa que, apesar destes aspectos, a enfermagem é uma prática científicaque busca a inter-relação de seus conhecimentos.

Esta característica humanista que compõe o perfil profissional revela-se através das ações do Enfermeiro enquanto pessoa que se oculta atrás do avental branco que veste em seu trabalho. Na verdade, o Enfermeiro olha o paciente aos seus cuidados e o vê como seu espelho: o paciente é apenas uma pessoa física e emocionalmente necessitada que requer cuidados humanizados e dedicação.

O Enfermeiro-pessoa é um ser integral que se divide em muitas partes, isto é, como cuidador do paciente, assistente do médico e mediador entre ele e os familiares do paciente, sendo muitas vezes o ouvinte das suas queixas pessoais e consolador de suas inseguranças, medos ou problemas pessoais. Por isto é um ser especial no exercício de suas atribuições.

Falando de profissionais e profissionalismo, é preciso citar a definição de Perrenoud (2002) em relação aos dois termos. Segundo ele, o profissionalismo existe a partir do momento em que o profissional, seja qual for a sua área de atuação, domina saberes acadêmicos, práticos, especializados ou experimentais que formam, juntos, um instrumental do trabalho. O autor comenta que um profissional nunca parte do nada para um desempenho; parte sim de uma fundamentação sólida de teorias e práticas, pois em todas as profissões há variantes imprevisíveis que são singulares, devido às suas próprias complexidades.

Nas profissões humanistas, como o é a Enfermagem, exige-se uma qualificação específica que se faz pelo desenvolvimento de competências através da formação continuada, cursos de reciclagem e de especializações, sem nos esquecermos de que Paulo Freire define o ser humano como alguém eternamente em busca de respostas e é, portanto, um sujeito inacabado.

De acordo com o mesmo autor, o homem que não busca novas aprendizagens torna-se um prisioneiro da cotidianidade reprodutivista, acrítica, automática e prosaica, afastando o seu lado profissional da postura autônoma. Neste patamar de formação qualificada e de constante aprendizagem e reaprendizagens, coloca-se a Enfermagem com sua indiscutível relevância e o Enfermeiroà altura de sua identidade profissional instituída.

Neste sentido, o Enfermeiro não pode ser definido como um trabalhador que executa suas funções de forma mecanicista e nem o paciente como um conjunto de problemas biológicos aguardando o resultado de uma reação química de fármacos prescritos.

A definição de Horta coloca o profissional como um ser humano emotivo, sensível, amoroso e solidário com o sofrimento humano, razão pela qualse dedica ao trabalho que escolheu como profissão.

Rosana Moura Daher


Atenção senhores governantes e administradores: A Enfermagem não é um serviço de apoio como os senhores pensam, é uma profissão, uma das mais belas profissões, que se preocupa única e exclusivamente com a vida em qualquer circunstâncias, somos nós que estamos 24 horas por dia dentro das intituiçoes, sempre ao lado dos pacientes, acompanhando-os nos momentos de alegria e tristeza, sem se preocupar com plantões, honorários, salários ou status profissional. Gostaríamos portanto de mais respeito e valorização dentro dos serviços de saúde.